
Minha Abordagem
Terapia cognitivo-comportamental
A Terapia cognitivo-comportamental (TCC) foi desenvolvida por Aaron T Beck, em meados da década de 1960, influênciado pelos trabalhos de Albert Ellis.
Baseia-se na premissa de que nossos pensamentos possuem influência controladora sobre nossas emoções e comportamentos e como agimos afetam nossos padrões de pensamento e emoção.
Assim, não é a situação por si só que irá determinar o que as pessoas sentem, e sim, o modo que elas interpretam a situação. As emoções, então, servem como sinalizadoras da presença de pensamentos ou crenças.
Embora a atenção da TCC se centre nos processos e produtos cognitivos, o trabalho é estendido para os afetos, fisiologia e comportamentos, uma vez que há uma notória interdependência desses sistemas
Referências:
BECK, J. Terapia Cognitivo-Comportamental. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, 414p.
KNAPP, P. Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica. 1.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, 520 p
Atendimento Psicológico Online
O atendimento psicológico refere-se a um conjunto de procedimentos que trabalham questões emocionais e comportamentais de um indivíduo, por meio de técnicas e procedimentos científicos, visando promover a saúde e a qualidade de vida do mesmo.
Os atendimentos online são realizados pelo Skype ou Hangouts do Google. Dessa forma, com a finalidade de garantir sigilo, o antivírus dos computadores utilizados devem estar atualizados e o firewall ativo. As chamadas não podem ser gravadas e/ou divulgadas, sendo recomendável a não utilização de um computador público. Para maior segurança, deve ser utilizado fones de ouvido com microfone acoplado e que o atendimento ocorra em um lugar reservado.
A quem se destina
A terapia é destinada a pessoas de todas as faixas etárias
Psicologia
Desde tempos imemoriais buscamos compreender a natureza da psique humana. Na Grécia antiga, Aristóteles e Platão já discutiam se a forma como os indivíduos reagem ao mundo são provenientes de características biologicamente inatas ou se são adquiridas pelas experiências do indivíduo com o meio.Contudo, foi apenas em 1879, na Alemanha, que Wilhelm Wundt implantou o primeiro laboratório e instituto de psicologia.
A psicologia é, desde então, uma área da ciência dedicada ao estudo do comportamento, da mente e do cérebro dos seres humanos, que leva em consideração os aspectos biológicos, sociais e culturais em suas diferentes abordagens.
Referência: GAZZANIGA, M. Ciência Psicológica. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2018, 864 p.
